Cursos



Iniciação Ao Violão:       



      O método  O Violão Em Roda  foi criado e desenvolvido pelo Prof. Graciano Arantes ao longo de 20 anos de pesquisa e atuação no mercado.
  

         A iniciação é organizada e distribuída em 3 volumes de apostilas intituladas:


1 - Ritmos & Acordes; (Violão popular)

2 - Ritmos & Melodias; (Violão clássico)

3 - Pestanas & Solos; (harmonia e improvisação)




Caderno De Leitura

            O Caderno De Leitura foi criado para entusiasmar o aluno iniciante ao violão ao estudo de partitura, técnica e assim, trilhar o grande horizonte do intérprete, criador e improvisador em música, compreender o processo e seguir um caminho consciente e feliz na música, de modo total e absoluto!

            As primeiras Miniaturas já foram agregadas à primeira Apostila e os efeitos já estão surgindo na atual turma de alunos do Prof. Graciano Arantes. Da mesma forma que um nadador precisa treinar integralmente, tanto braços como pernas, o estudante de violão também necessita de um bom estudo, agregando a tradição oral (canções populares) e a prática de solos e melodias (violão clássico) para que haja técnica e conhecimento em seu repertório sempre crescente.


Estudos Idiomáticos Para Violão Solo


              Os Estudos Idiomáticos Para Violão Solo cumprem a função de uma ponte entre o violão popular e o violão clássico. Por outras palavras, uma liga entre o tocador de batidas e o violonista mais técnico. São músicas construídas com poucas notas e informações, porem, com total expressão artística, aliando prazer musical e desafios técnicos / leitura atenuados. Como se juntássemos uma grande série de exercícios de técnica e ao final de um grande trabalho, o aluno poder se deleitar com uma obra original para violão em mãos. A linguagem musical é mais contemporânea e privilegia os aspectos idiomáticos do violão, sonoridades específicas como os harmônicos, arrastes e uso de notas de mesma altura em cordas diferentes (timbre), entre outros. 

               Este conjunto de obras tem a capacidade de levar o iniciante ao violão a conhecer o instrumento com profundidade, adquirir novas culturas musicais e elevá-lo à condição de apreciador de uma arte genuína e muitas vezes desconhecida da grande massa popular (infelizmente). O Prof. Graciano Arantes estudou o repertório do violão a fundo e conhece as grandes obras dos mestres do passado e da atualidade, afim de preservar esta cultura entre seus alunos e ouvintes. 

               Após todo este trabalho, podemos considerar o aluno plenamente iniciado e capaz de seguir na música conforme suas preferências e tendências artísticas.


Entre Em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo