terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Manuel, o audaz - Toninho Horta



Para quem não sabe o Toninho Horta é dos músicos mais importantes da História da Música
Popular do nosso Brasil.

Toninho está para "os mineiros", assim como Roberto Menescal e João Bosco estão para "os cariocas", ou como o Pepeu Gomes está para "os baianos", ou Renato Borghett para os gaúchos, ou o Dominguinhos para "os nordestinos", ou o Almir Sater para "os matogrossences", ou o Tião Carreiro para "os goianos", e por aí vai...

Mas como assim?

Assim, ele tem uma importância direta para a ESTÉTICA do principal, ou o mais marcante movimento musical de sua região de origem. No caso de Toninho Horta é de origem mesmo, pois o bendito estudou e transformou sua arte em algo mais globalizado e mais sofisticado também. E olha que a música dele, o jeito de cantar e tocar seu violão é beeem mineirão.

Ele é "doido", leva pelo menos dois violões com diferentes sonoridades e também, guitarras ao palco, isso para fazer o simples "violão e voz".

Mas, em Toninho Horta, simples é só para ele, pois o cara é capaz de explorar harmonias complicadíssimas, usando até o danado do quinto dedo (mínimo) da mão direita.

Como ele mesmo disse no vídeo, o Manuel de "Manuel, o audaz" é um jipe que ele possuía, um personagem sempre presente em suas aventuras com os seus amigos mineiros (na época não famosos).

A sua versão dessa canção é maravilhosa, mas ainda prefiro o vocal de Lô Borges, naquela histórica gravação onde o próprio Toninho Horta nos encanta com um belo solo na guitarra semi-acústica.

Muito obrigado Toninho, vida longa!!

Nenhum comentário:

Entre Em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo