Nos últimos tempos tenho percebido um desempenho musical acima da
média entre meus alunos. Felizmente, tem sido comum ouvir palavras de
satisfação e gestos de profunda alegria ao conseguir realizar o grandioso
"sonho de tocar um violão", aventurar naquelas canções de sucesso,
viver na pele o orgulho de também se sentir músico e programar a futura compra
de um bom instrumento...
Entretanto, no caminho do estudante, surgem situações que na maioria das vezes, se faz necessário o uso de um bom método de ensino para que se atinja, satisfatoriamente, os objetivos desejados.
O iniciante ao violão enfrenta inúmeras dificuldades nas primeiras
aulas, como cultura musical deficitária, limitada resistência nos dedos, gosto por estudar violão ainda por se desenvolver, escasso tempo para dedicação e estudos, encarar os desafios sem a presença do professor durante a semana, enfim, são incontáveis os obstáculos a superar, vindos em uma sacolada logo a partir do primeiro contato com o professor.
Neste momento, surge a eficiência da abordagem de "O Violão Em Roda!", o método que vem tomando forma e se desenvolvendo ao longo de quase duas décadas. Podemos considerar que, além de um imenso desejo em oferecer uma boa contribuição aos meus alunos, aprendi uma filosofia de atuação muito simples e que tem feito a diferença no momento de aula.
EU TOCO, NOUTRO MOMENTO VOCÊ TOCA, DEPOIS TOCAMOS JUNTOS!
- Eu toco:
Aluno precisa "ver e ouvir" o suficiente para se sentir tranquilo e motivado para tentar reproduzir a atividade demonstrada pelo professor.
- Noutro momento você toca:
Se for necessário, o aluno experimenta a atividade, tira sua dúvida, e, no momento certo é convidado a tocar junto do professor. Assim, a atividade se desenvolve como deve ser, uma vez que a sonoridade do iniciante ainda carece de tempo para soar adequadamente.
- Depois tocamos juntos!:
Desse modo, o aluno tem a certeza que está realizando o exercício proposto da maneira correta, conquistando confiança e auto-estima em motivação plena!
Eu participo diretamente de todas as atividades com meus alunos. Toco tudo junto! Com isso, eu tenho a garantia a de que pelo menos uma vez por semana tudo foi realizado na medida
necessária, mesmo que minimamente. O aluno deve manter frequência nas aulas para que o projeto do curso seja atingido, nem que seja para estudar em horário de aula, na presença e participação do professor.
Quanto à organização de curso, em tempos atrás, eu contava com inúmeras aulas avulsas preparadas, porem, sem uso. Com o
advento das Apostilas, Volumes I, II e III tudo mudou, pois os objetivos são mais claros e embasados
na quantidade de atividades necessárias para uma aula completa.
As Apostilas dos Cursos trazem o ritmo de "passo a passo",
desmembrando cada motivo musical a ser abordado para serem executados repetidas vezes, com o aluno seguindo o andamento musical mais apropriado, afim de superar o desafio efetivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário